quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pato

Na gastronomia se intende por pato a carne de especies tanto de agua doce como salgada. A carne do pato se divide em apenas dois ``cortes´´ : o peito, que como todas as aves aquáticas, é revestido por uma grossa capa de gordura subcutânea(que auxilia na flotação), tem uma carne mais clara, menos fibrosa. As pernas também têm uma capa de gordura considerável, mas inferior, a carne mais escura, fibrosa, ai se encontram os músculos que mais trabalham no animal.
É uma carne pesada e gorda, um luxo que se deve consumir com consciência e valor.
Cada corte do animal tem sua técnica de cocção bem definida e não dá muita margem para interpretação dado a sua fisiologia extrema.
Pato bambary


Métodos de cocção:

Magret é o termino que alude ao peito do pato barbary ou pato-do-mato. A sua cocção ótima consiste em cozinhar com um calor lento e seco o lado da pele com o objetivo de derreter toda a gordura e lograr uma textura crocante da mesma ao mesmo tempo que se cozinha lentamente a carne que após o final da cocção e um descanso fora do fogo de 4 minutos deve resultar suculenta e macia.
Sobre as brasas, ou frigideira inox inclinada 15 graus, são as melhores maneirar de lograr um bom calor seco.

As patas por serrem tao fibrosa necessita uma cocção mais prolongada através do confit(técnica de cocção que consiste em cozinhar em matéria grassa( Que tende a ser a própria gordura do pato.) a uma temperatura muito baixa(65graus célcios) por um longo período(aprox. 3 horas).


O pato como todos os animais deve ser respeitado e seu consumo sustentável. Conhece bem o seu fornecedor pergunte sobre a sua chácara, prefira sempre o consumo de animais  alimentados com alface, sementes, frutas e especialmente muitos insectos que o animal encontra naturalmente quanto é criado de forma extensiva que é um fato muito importante a considerar sobre os animais a serem consumidos.
 As mesmas considerações se aplicam aos frangos, vacas, ovos, leite a forma como os animais são cuidados e alimentados vai afetar diretamente na qualidade do produto e em conseguinte na saúde de quem o consome.








Nenhum comentário:

Postar um comentário